sábado, 15 de maio de 2010

O que há de errado? Porque eu não consigo emagrecer?

Falar de emagrecimento requer uma série de cuidados quando oferecemos as pessoas, as opções para que isso aconteça.




Tenho observado como as pessoas desejam emagrecer sem fazer esforço, sem a renúncia de cada dia dos alimentos calóricos e do sedentarismo. O anseio que possuem de ir em busca soluções milagrosas, em especial de remédios anti-obesidade indicados para emagrecer.


Nem a melhor opção medicamentosa que possam criar no auxílio ao emagrecimento, vai retirar de nós a responsabilidade de mudar os hábitos de vida, em especial os hábitos alimentares. A medicação nesse caso, é somente uma “bengala” que podemos fazer uso no inicio do processo de mudar a alimentação, e uma bengala completamente dispensável.


Você pensa em emagrecer?


Então mude suas atitudes. Comece sua dieta na hora de escolher seus alimentos para levar para casa, no supermercado. Faça o exercício de observar quais os alimentos que escolhe para comer e a quantidade que come. Se eu perguntar para alguns leitores o que comeram ontem durante todo o dia, alguns não saberão dizer, pois não prestamos atenção nas nossas escolhas alimentares diárias, não fazemos o auto-monitoramento alimentar. E devemos lembrar que o que engorda não é a massa, ou a fritura, ou o bolo de chocolate confeitado, mas a quantidade e freqüência com que comemos esses alimentos. Somente assim teremos resultados, com ou sem medicação.


Procure um profissional especialista em reeducação alimentar e confie nele e em você, nesse processo de mudança de estilo de vida. Associe a mudança alimentar, o exercício físico planejado, que é fundamental para o emagrecimento e também para combater e controlar a ansiedade e o estresse.


E lembre-se a obesidade é uma doença crônica, que requer um tratamento a longo prazo, pois existe uma tendência dos obesos em recuperar o excesso de peso que perderam, principalmente quando essa perda está associada ao uso dos medicamentos anti-obesidade.


Boa sorte!